terça-feira, 28 de abril de 2015

O Poder dos Terremotos

Hoje as pessoas vivem num mundo tão veloz, moderno e caótico, que esquecem que existem forças da natureza capazes de abalar toda a grandiosidade construída pelo homem e seus avanços na tecnologia.A terra, desde sua formação, é berço de constantes fenômenos naturais que podem causar muita destruição, especialmente abalos sísmicos ou  terremotos, que serão explicados neste tópico.Os terremotos ou abalos sísmicos são classificados como fenômenos geológicos com vibração brusca da superfície da Terra que podem durar segundos ou minutos. São provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas, cujo nome tem origem no grego e significa “construção" . Além disso, os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia na forma de ondas sísmicas.
Por que acontecem?
A maioria dos terremotos só existem porque a crosta, a parte mais externa da Terra, é dividida em inúmeros blocos, denominados de Placas Tectônicas. Estas placas se movimentam lenta e sucessivamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um contínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rocha. Em razão dessas flutuações, as placas estão em constante movimento, e eventualmente encontram-se. Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco, causando os terremotos. A região onde ocorre a liberação de energia sísmica (ondas sísmicas), ou a falha na rocha, é chamada de região focal ou foco sísmico - hipocentro. O ponto diretamente acima do foco, na superfície da Terra, é chamado de epicentro. A zona ao redor do epicentro é normalmente a mais afetada por um abalo sísmico.
Há três tipos de movimentos: convergente (quando duas placas se chocam), divergente (quando se movimentam em direções contrárias) e transformante (separa placas que estão se deslocando lateralmente).Entre os efeitos dos terremotos estão: vibração do solo, abertura de falhas e deslizamentos de terra. Além disso temos consequências prejudiciais ao homem como ferimentos, morte, prejuízos financeiros e sociais, desabamento de construções etc.Quando os terremotos ocorrem em regiões localizadas no oceano, podem provocar os Tsunamis, que são ondas gigantes que invadem o litoral de alguns países e provocam caos e destruição.Vídeo explicativo sobre as causas dos terremotos





Regiões mais propícias aos terremotos
A maior parte dos terremotos ocorre nas bordas das placas tectônicas ou em falhas entre dois blocos rochosos. As regiões mais sujeitas a terremotos são aquelas próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regiões em que se formam novas placas como no oceano Pacífico onde se localiza o Cinturão de Fogo. O comprimento de uma falha causada por um terremoto pode variar de centímetros a milhões de quilômetros, como por exemplo, a falha de San Andreas na Califórnia, Estados Unidos.
No Brasil
O Brasil não está localizado em região favorável a ocorrências de terremotos, pois não há vulcões em atividade em seu território, além de não estar sob pontos de encontro ou pontos ativos das placas tectônicas. Mesmo assim, ocorrem terremotos de baixa intensidade (de 1 a 3 graus na Escala Richter), provocados, principalmente, pela acomodação de terra no subsolo.ReferênciasBibliográficashttp://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudohttp://www.sobiologia.com.br/conteudos/Solohttp://www.escolakids.com/terremotos.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário