sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Outros Sítios Potenciais a Geoparques no Brasil

·         Parque do Varvito – Era originalmente uma pedreira que foi desativada e parte dela foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo e transformada em parque em 23 de julho de 1995, na cidade de Itu (SP). O Geoparque já recebeu mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores, foi construído em uma área de 44.346 m2 da antiga pedreira.Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano.
               O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul. Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.
       Fonte: <http://www.itu.com.br/hotsite/default.asp?id=65> 

·         Serra das Andorinhas - A Serra das Andorinhas, é localizada no município de São Geraldo do Araguaia , ao longo do rio Araguaia, no sul do Pará. A serra foi tombada em setembro de 1989 pela Secretaria de Estado da Cultura do Pará e passou a ser denominada Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e Área de Proteção Ambiental de São Geraldo do Araguaia.
        A serra era habitada antigamente por povos que deixaram rastros de sua existência em pinturas e cerâmicas, a serra abriga um dos ecossistemas mais ricos do Brasil em termos de diversidade biológica. Possui um total de 292 cavidades geológicas, entre elas 26 cavernas e 36 grutas. 
      Fonte: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_das_Andorinhas>

·           Serra da Bodoquena -  A Serra da Bodoquena, situada na borda sudoeste do Complexo do Pantanal,  Mato Grosso do Sul é um dos mais interessantes ecossistemas do Pantanal. Formada pelas cidades de Bonito, Jardim e Bodoquena, conta com o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, criado em novembro de 2000, com 76.400 ha, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
     Fonte: <http://www.portalbonito.com.br/a-cidade/serra-bodoquena/o-parque-nacional-da-serra-da-bodoquena>




terça-feira, 21 de outubro de 2014

Geoparque do Araripe, um dos mais importantes do Brasil!



"Projeto Geoparques" de autoria da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais CPRM, é um projeto que tem por objetivo identificar áreas no Brasil com as características de um Geoparque segundo o conceito da Unesco.


Atualmente, apenas o Geoparque do Araripe é reconhecido pela UNESCO.
O Geoparque da Bacia do Araripe possui uma área de 10 mil Km² tendo mais de um terço de todos os pterossauros descritos no mundo, mais de 20 ordens diferentes de insetos, único registro da interação entre insetos e plantas. Nos sítios de visitação do Geoparque é possível acompanhar em abundância a diversidade e o bom estado de preservação e evolução de rochas, minerais e da vida bem como a fauna e flora que existiram no continente há cerca de 70 a 120 milhões de anos. Há similares das espécies na África, indício de quando os continentes América do sul e África foram um só
Fonte:<http://www.ufcg.edu.br/prt_ufcg/assessoria_imprensa/mostra_noticia.php?codigo=3783>
Conheça mais sobre o Geoparque do Araripe, acesse: geoparkararipe.org.br

Geoparque Araripe é o primeiro das Américas.
 Libélula - fóssil milenar no Araripe
Riacho do meio - Geoparque Araripe

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CRIAÇÃO DE UM GEOPARQUE – CRITÉRIOS

O processo de criação de um Geoparque e seu reconhecimento oficial é feito pela Rede Global de Geoparques, criada em 2004 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Para inclusão na Rede Mundial de Geoparques, a candidatura deverá seguir estes passos:
Ø  Demonstrar que a área tem um património geológico de nível internacional.
Ø  Demonstrar que este património já está a ser usado para promover o desenvolvimento económico sustentável da comunidade local, principalmente através do turismo sustentável (incluindo turismo educativo).
Ø  Demonstrar que todos os aspectos do património da área (tanto natural como cultural) estão perfeitamente integrados no geoparque – já que um geoparque não trata apenas de geologia.
Ø  Preparar um dossier - uma coleção de documentos ou um pequeno arquivo que contém papéis relativos a determinado assunto, processo, empresa ou pessoa - de candidatura e submetê-lo à UNESCO, QUE Disponibiliza as linhas-mestras para esse dossier.
Ø  A UNESCO então convida os inspetores a efetuarem uma missão de inspeção no local.
Ø  Os inspetores submetem o seu relatório à UNESCO.

Portal GeologiaFonte < http://geologiabr.net/br/o-que-e-um-geoparque> Acesso em 10/05/2014
Wikipédia a enciclopédia livre Fonte:< http://pt.wikipedia.org/wiki/Geoparque> Acesso em 10/05/2014